tempo1

O que você tem feito com as chances que Deus te dá? Você tem aproveitado bem o tempo? Como você governa o seu tempo? Você tem perdido tempo? Você tem problemas para ter tempo com o Senhor? Você conhece os caminhos para aproveitar as chances? De acordo com Paulo, todos nós precisamos aprender a remir o tempo – escrevendo aos Efésios, o apóstolo disse: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus.” (Efésios 5:15-16, RA) O tempo é um bem precioso e de acordo com o texto que lemos, o desejo de Deus é para que o seu povo saiba remir o tempo – em outras palavras, isso significa: aproveitar as oportunidade ou recomprar o tempo para o uso sábio. O cristão sábio, não desperdiça o tempo, antes aproveita o tempo para as melhores coisas da vida. Nesse sentido remir o tempo exige zelo, reflexão e o desejo de mudar para a glória de Deus. Para remir o tempo temos que considerar pelo menos três atitudes:

1. Aceitar o verdadeiro sentido da vida é ter comunhão com Deus. O sentido da vida ainda hoje é uma das buscas mais intensas do ser humano. Certa feita, Salomão fez uma reflexão sobre esse sentido da existência humana debaixo do sol. Ele percebeu que muitas pessoas estavam perdendo tempo (correndo atrás do vento), entregando o sentido da vida as coisas desse mundo (Ec 2.1-11) Talvez você seja um daqueles que correm atrás do vento. Contudo, estamos diante de um novo tempo – com novos projetos e novas expectativas – e devemos cuidar para não perder as oportunidades. De agora em diante o tempo pode ser usado para realizar aquilo que realmente faz sentido, e o sentido da vida é temer a Deus.

2. Reconhecer a brevidade da vida. A vida é passageira. E o testemunho bíblico nos alerta com certa frequência para a brevidade da vida (Sl 89.47). Se nos tempos bíblicos os antigos percebiam a rapidez do tempo, o que eles diriam da velocidade dos nossos dias? Em nosso tempo ninguém pode perder tempo porque as coisas mudam com uma rapidez assustadora. Em algum lugar já li o seguinte pensamento: “O tempo é como um depósito que cada um de nós tem no banco de Deus, só que não sabemos qual é o saldo (não sabemos quanto tempo temos), por isso não podemos desperdiçar o tempo.” Um dia o tempo que temos aqui vai findar, então virá à eternidade. Alguns pela graça de Deus terão a eternidade para a alegria e outros para a lamentação. O tempo é um lugar da decisão, das escolhas. Essa é à hora para aproveitar a graça de Deus, por isso aproveite a oportunidade. A vida é breve.

3. Discernir que os dias são maus. Nossos dias também são maus (2Tm 3.1-9). Vivemos num tempo de profunda corrupção. Por causa da maldade dos dias temos que recomprar o tempo. Essa é a hora e o lugar para aproveitar a oportunidade de viver diante de Deus em santidade. Não desperdice seu tempo com a imundície, a impureza, o consumismo, a idolatria do dinheiro e com a banalização do prazer. Recompre o tempo para glorificar a Deus.

O tempo é um dom de Deus. Os Nossos dias são maus. E preciso recomprar o tempo e aproveitar a oportunidade para glorificar a Deus. Lembre-se: a vida o curta. A existência logo passa, e um dia Deus te pedirá contas do tempo usado. Recompre o tempo. Tome-o de volta em Nome de Jesus!

Anúncios