No próximo sábado, 17/11, estaremos reunidos para prestar o culto de gratidão ao Senhor, pela vida e ministério pastoral da Rev. Nisan Baía da Rocha. O Pr. Nisan, ao longo dos anos de pastorado serviu muitas igrejas no nordeste e ajudou a plantar muitas outras comunidades presbiterianas, dentre elas a Congregação Presbiterial do Cambeba, hoje Igreja Presbiteriana do Cambeba – uma comunidade cristã, reformada e tipicamente presbiteriana. Em 2012, o Pr. Nisan recebeu da CE/IPB a honrosa jubilação, como sinal da gratidão de toda nossa denominação pelo trabalho realizado em prol do Reino de Deus.

Como pastor efetivo da Igreja Presbiteriana do Cambeba, e especialmente por ter recebido do Pr. Nisan o convite para pastorear a congregação do Cambeba em meados de 2008, sinto-me profundamente alegre em estender o convite a todos e todas para que participem deste momento singular da história de nossa igreja, bem como de nosso presbitério.

O horário do culto será às 19h30min. Na ocasião o Pr. Nisan receberá o diploma de sua jubilação.

Pastoral: Nossa gratidão pela vida do Rev. Nisan Baía da Rocha.

Um dia todos nós pastores, solenemente reafirmamos na ocasião da ordenação ao Sagrado Ministério nossa crença na Escritura Sagrada como Palavra de Deus, juramos lealdade à Confissão de Fé, aos Catecismos, e a Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil. Sobretudo, prometemos cumprir o ministério com zelo e fidelidade, buscando sempre manter e promover a paz, unidade, edificação e a pureza da igreja do Senhor Jesus Cristo. Infelizmente a experiência nos revela que alguns esquecem estes votos solenes, e não conseguem cumpri-los, trazendo vergonha e dor ao corpo de Cristo. Entretanto, o Senhor nos concede a graça de apreciar festivamente muitos outros pastores, que pela graça de Cristo, conseguiram completar seus ministérios de maneira honrada e fiel, na presença de Deus, cumprindo os votos solenes assumidos na ordenação. Certamente estes pastores fiéis, podem ser identificados com aqueles guias referidos na exortação da carta aos hebreus que diz: “Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram.” (Hebreus 13:7, RA) Com enorme gratidão na alma e emoções sinceras, tributamos toda glória ao Senhor porque o Rev. Nisan Baía da Rocha é um daqueles pastores que fielmente exerceram os votos de ordenação, e ainda continua desempenhando, sendo para os mais novos uma manadeiro de inspiração e exemplo de integridade pastoral.

Aprouve ao Senhor conceder graça ao Pr. Nisan para que hoje, pudéssemos celebrar décadas de um pastorado idôneo, íntegro e caracteristicamente presbiteriano. Somos enlevados por uma grande alegria, ao conferir ao Pr. Nisan o justo reconhecimento de nossa denominação por todas as suas contribuições realizadas com zelo e amor pelo Reino de Deus. É mais do que justa esta honrosa jubilação, considerando o grande legado de plantação de igrejas – dentre elas a Igreja Presbiteriana do Cambeba, as lutas pela pureza da fé cristã, a dedicação ao rebanho e os sacrifícios de amor pela igreja do Senhor. Ao reconhecer o legado do Pr. Nisan, temos a plena convicção de que estamos apenas cumprindo o mandamento da Palavra de Deus que diz: “Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros.” (1 Tessalonicenses 5:12-13, RA)

Como pastor efetivo da Igreja Presbiteriana do Cambeba, sinto-me honrado em escrever esta breve pastoral de gratidão, sabendo que não represento apenas o coração de nossa igreja, mas certamente fazemos eco com todos os irmãos e irmãs, pastores e presbíteros que foram abençoados pelo ministério do Pr. Nisan. Da mesma forma, também estendemos nossa gratidão a todos os familiares do amado Pr. Nisan. Temos convicção plena de que todos vocês sofreram, celebraram, oraram e serviram de consolo e apoio na vida do Pr. Nisan. De uma forma especial, também rendemos graças pela vida de irmã Isis. Quis o Senhor que ela recebesse a coroa da glória – galardão infinitamente superior a qualquer outro reconhecimento oferecido neste momento. Mais uma vez, renovamos nosso espírito de gratidão e rogamos ao Senhor que conceda ao Rev. Nisan Baia mais e mais saúde e paz para ver os frutos que foram plantados, em meio à jornada do seguimento do Supremo Pastor. Em nome de todos e todas que se sentem gratos pela vida do Pr. Nisan tributamos toda honra e toda glória ao Senhor Jesus Cristo, porque é Ele quem levanta e sustenta pastores no caminho da integridade.

No amor de Cristo,

Rev. Francisco Macena da Costa.
Cambeba, 13 de novembro de 2012.
Fortaleza – CE.

Anúncios